Universo Cyberpunk - Séries e Filmes

by - 16 março

A postagem de hoje é 2 em 1. Vou falar sobre uma série que assisti durante o carnaval e gostei demais que é Altered Carbon. Também vou aproveitar a brecha para indicar outras obras que fazem parte do universo cyberpunk.

Pra começar vamos falar sobre o Cyberpunk ou Cibernarquismo. Subgênero da ficção científica, suas tramas enfocam a "alta tecnologia e a baixa qualidade de vida". Seu conceito mescla um futuro de grande avanço tecnológico com violência e marginalização. Nessa postagem falaremos de séries e filmes, mas o estilo pode ser encontrado em animes, mangás, HQ's, games, música e até moda.

Altered Carbon, 2018 - Série da Netflix baseada no livro Carbono Alterado de Richard K. Morgan, narra um futuro onde a morte deixa de ser "comum". Isso por que com o avanço tecnológico, torna-se possível transferir sua consciência para qualquer corpo, a ponto de poder viver centenas e centenas de anos. O protagonista da trama é Takeshi Kovacs, um ex-agente especial que precisa desvendar um misterioso assassinato.

A série tem 10 episódios com duração de quase 1 hora cada. É como se fosse um filme grande, então, sugiro que faça uma maratona, para não dar tempo de esquecer alguns detalhes. Como disse anteriormente, assisti durante o Carnaval e me vi encantada com a produção. Ao pesquisar mais sobre ela, me deparei com o termo cyberpunk e acabei descobrindo que sempre gostei de filmes desse gênero, só não sabia disso ainda. Por isso, trouxe alguns títulos que já assisti e pertencem a esse universo:

O Vingador do Futuro, 1990 - Esse clássico com Arnold Schwarzenegger ganhou uma outra versão lançada em 2012, mas minha preferida ainda é a da década de 90, talvez por nostalgia, sei lá. Nele, o ator interpreta um construtor que é incomodado por constantes pesadelos, o que o leva a tentar um "tratamento" para isso. No meio do procedimento, algo dá errado, ele perde a memória e como se não bastasse, passa a ser perseguido por assassinos enquanto tenta se lembrar de sua história.

O Quinto Elemento, 1997 - Esse é um dos meus filmes favoritos, toda vida. Já perdi até a conta de quantas vezes assisti. Com Bruce Willis e Milla Jovovich, a trama narra um futuro onde um ser está vindo para a Terra com a intenção de destruí-la. O "herói" então se junta a "mocinha" em uma aventura frenética para tentar salvar nosso planeta.

Matrix, 1999 - Talvez esse filme dispense apresentações, mas vamos lá. Neo, um jovem programador descobre que as pessoas vivem em uma realidade artificial onde um sistema inteligente manipula suas mentes e usa seus corpos para produzir energia. Começa então uma batalha contra o Matrix para devolver a liberdade a todos.

Dredd: O Juiz do Apocalipse, 2012 - Uma adaptação dos quadrinhos, o filme é ambientando em um futuro onde a situação nas megalópoles são críticas. As pessoas "pobres" vivem amontoadas em enormes edifícios para conter violência e crimes. Certo dia, um juiz se vê preso dentro de um desses edifícios, praticamente sozinho e precisa lutar contra gangues para sair vivo dali. Outro filme já havia sido adaptado em 1995, e teve ninguém menos que Silvester Stallone dando vida ao Juiz Dredd.

Círculo de Fogo, 2013 - Ambientado num futuro onde os humanos vivem em guerra constante contra os Kaijus, criaturas monstruosas que emergem do mar. Para combatê-los, a humanidade desenvolve robôs gigantescos controlados por soldados através de uma ligação neural. A continuação do filme estreará no dia 22 de março.

Outros filmes que pertencem a esse universo são Blade Runner, Exterminador do Futuro, Robocop, Gosth in the Shell entre outros.

E você já assistiu alguns desses títulos? Curte o gênero cyberpunk?

Leia Também:

19 Pessoas Comentaram!

  1. Destes mais recentes não conheço mas o Exterminador o Robocop vi.
    O primeiro Exterminador vi várias vezes e você?
    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. mt bacana esse post, eu gosto mt desse universo, filmes e series de ficção cientifica

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse gênero também! Fiquei curiosa com a série, quero assistir!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse gênero não me agrada muito, mas sempre assisto pra acompanhar meu noivo. Essa série a gente não conhecia.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse tipo de filme/seriado..tanto que já assisti a todos os que você listou..rs...Quinto Elemento é incrivel..

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mulher não consegui terminar essa série da netflix.
    Parei no terceiro episódio e desisti outro dia vou tentar voltar.
    É que eu fui inventar de ver O nevoeiro, Ghost wars e outras ai larguei. rs
    Acho bacana esse universo até gosto do filme dredd e matrix.
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  7. Durante o carnaval eu maratonei no Netflix, assisti todas temporadas disponíveis de Bates Motel, agora estou aguardando a última. Aguenta ansiedade
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paula! Eu vi a maioria desses filmas mas nunca ouvi falar dessa série! Parece boa, né? Obrigada pela dica! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi...não costumo ver series!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulinha
    Guria ameeeeeei essa sua indicação de série, preciso assistir!
    Gosto muito desse universo sci-fi e não sabia dessa denominação cyberpunk rsrs
    Dos filmes assisti todos, menos Dredd esse não conhecia.
    Amei o post!!!!
    Excelente fds pra ti e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Świetny post <3 bardzo mi się podoba :* oraz super blog :) obserwuję i zostaję tu na dłużej :D zapraszam http://mysterious-natalia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ok, gosto muito do gênero!! Pq já vi todos os filmes! kkkk
    sabendo disso, acho q vou tentar ver essa série!!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  13. Olha, não é muitoo o gênero que eu curto mas eu acho que assistiria.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  14. Olha de todos citados, o que mais gostei foi Matrix, pra mim esse filme é um clássico, por que une ficção científica e filosofias, nota 10. Beijos.

    www.garotadoscremes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post e tive que salvar porque vários desses títulos eu preciso ver ainda, só assisti O quinto elemento (e preciso ver de novo), e estou querendo muito começar Carbono Alterado :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu curto esse universo. Tanto é que Matrix e a primeira versão de Vingador do Futuro marcaram história no cinema.
    Bom domingo!
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  17. I really like this kind of movie.

    Giulia
    https://bigiublog19.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  18. Acredita que eu ainda não vi nenhum desses filmes? Vi uns comentários muito bons sobre AC e até me interessei, mas não muito kkk. Eu acho o tema instigante e, com bons diretores e roteiristas, as séries e filmes podem ser muito inteligentes.

    Uma dúvida: o filme "Onde Está Segunda?" se enquadra nessa categoria? É um original Netflix :)

    Beijocas!
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir