Sessão Nostalgia: Games da Minha Infância

by - 23 fevereiro

Ao me deparar com a notícia de quem um brasileiro recuperou o record mundial do Super Mario World, senti muita saudade da minha infância. Lembrei com carinho das vezes que juntávamos eu, minha irmã e alguns amigos para passar horas nos divertindo em frente a TV (isso quando não podíamos brincar na rua). Essa nostalgia que a notícia me trouxe, será o conteúdo dessa postagem, onde vou mostrar pra você, games que marcaram minha infância. Vamos lá?

Cadillacs and Dinosaurs, 1993 - Esse foi o primeiro jogo pelo qual me apaixonei. Ainda não tinha console em casa, então ia escondida da minha mãe jogar em uma lanchonete que ficava perto da minha casa, que possuía fliperama. O jogo é baseado em uma história em quadrinhos da década de 80, que narra um futuro distópico do planeta Terra, que foi repovoado por dinossauros e os últimos humanos sobreviventes precisam disputar território para poder voltar a viver na superfície do planeta.

O primeiro "vídeo-game" que eu tive foi um Master System. Lançado na década de 80, o console de 8-bits foi desenvolvido pela Sega para concorrer com o Nintendo. Na época, a empresa possuía uma parceria com a fabricante de brinquedos brasileira Tectoy, o que o tornava bem mais acessível pra nós. Os jogos que eu mais curtia eram:

Alex Kidd in the Miracle World, 1986 - Primeiro jogo da série Alex Kidd, se tornou tão popular que em determinado momento passou a vir na memória do console. Correm boatos que o personagem foi criado para concorrer com Super Mario Bros.

Mônica no Castelo do Dragão, 1991 - A parceria com a Tectoy, tornou possível vermos uma personagem brasileira em games. Adaptado dos quadrinhos, o jogo acabou se tornando um de maiores sucessos do Master System.

Sonic the Hedgehog, 1991 - O personagem é simplesmente a cara da Sega. Tanto que esse jogo veio e ainda vem na memória do console, sem precisar de cartucho para jogá-lo.

Quando meu Master System deu defeito, não teve jeito. Moro em uma cidade pequena e não tinha ninguém que consertasse na época. Devido a esse problema, acabei ganhando um Super Nintendo, que já era um console de 16-bits, lançado em 1990 no Japão. Sucesso mundial, era muito mais fácil encontrar novos jogos para ele. E os meus favoritos eram:

Super Mario World, 1990 - Jogo até hoje! Não tenho mais nenhum console, mas é fácil encontrá-lo na internet. E o legal é que ele ultrapassou gerações aqui em casa e até minha sobrinha e meu primo que nem fizeram 10 anos ainda gostam. Esse jogo é considerado o mais vendido da plataforma e possui fãs ainda hoje. Mas eu também gosto muito do Super Mario Bros. 3, que foi lançado ainda na década de 80.

Top Gear 3000, 1995 - Lembro como se fosse hoje, até a voz dando as instruções antes da corrida. Outro ponto alto eram os temas musicais, os barulhos dos carros... Esse jogo já foi desenvolvido em 16-bits e usava um chip que otimizava os gráficos das pistas.

Ultimate Mortal Kombat 3, 1996 - Não podia faltar um jogo de "lutinha" nessa lista não é? A medida que eu ia crescendo, novos gostos iam se mostrando. Joguei muito Street Fighter também, mas jogar com o Sub-Zero e com o Noob Saibot era o que eu realmente gostava.

Quando meu Super Nintendo parou de funcionar, eu já era adolescente e estávamos na época dos computadores e então eu ganhei um. No princípio não podíamos ficar ligados na internet direto, pois a conexão era discada e custava muito caro! Então, meu passatempo no computador eram... os jogos. E meu favorito foi um emulador de Gameboy Advance (GBA):

The Sims Bustin' Out, 2003 - Pense num game nostálgico! Eu passava horas na frente do computador e de quebra ainda aprendi um pouco de espanhol, já que o game não tinha versão em português. Aprendi que pollo era frango, muito antes de Breaking Bead kkkk... Tenho essa emulação guardada até hoje e tenho muita vontade de ter tempo para jogá-lo qualquer dia desses.

A postagem ficou um pouco comprida, mas é que fiquei realmente animada com esse assunto. Tenho meu console Super Nintendo guardado até hoje, pois quero usá-lo na decoração do meu home office. Para mais postagens da série Sessão Nostalgia, acesse aqui.

Agora diz pra mim: Algum game marcou sua infância?

Leia Também:

24 Pessoas Comentaram!

  1. Paula que boas recordações, o Super Mario com certeza marcou a infância de muitas pessoas, eu não cheguei a ter vídeo game mas adorava um desenho animado entre os anos 80 e 90!
    Beijoss
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, do seu post eu só lembro de ter jogado Super Mário kkkkkk, eu já joguei vaaarios outros jogos, só não me lembro muito bem os nomes, mas tem um que é de luta que eu jogo até hoje na casa da minha prima, tem GTA também!
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já era crescida e joguei no Super Mario ahahahh!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Que saudades.
    Não há nenhum jogo que se equipare a esse. Era super viciada:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ah gente que saudades! Hahah Lembro que jogava Super Mario numa tv pretinha de 14 polegádas . Eu ia para casa de uma amiga , quase toda semana pra jogar. Bons tempos ,que Nostalgia.
    Amei o post!
    Beijinhos
    Visite o post novo: blogaquelaflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulinha
    Oooowwnn que saudades dessa época!
    Eu fazia disputas com minha irmã, com direito a anotar todos os resultados num caderninho
    Super Mario, Sonic, Street Fighter, Pokémon, Civilization eram alguns dos meus favoritos.
    Ski Free jogo até hoje hihihi

    Aaaaaahhhhhh vc gosta de Breaking Bad?
    É a minha série favorita da vida 😍😍

    Excelente fds pra vc e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro posts desse tipo, nostalgia pura! Mário Bross é um dos meus jogos preferidos, eu amo demais. Eu tinha Nintendo, eu ficava jogando o dia inteiro os joguinhos haha!
    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aahhhhh que saudadeee! Deu até vontade de jogá-los de novo! <3

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Ah que nostalgia <3. Eu as vezes jogo esses antigos com o meu namorado. Eu amo Mario World e Mortal Kombat até hoje ♥.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui de jogar quando era pequena, meus irmãos não deixavam :(
    Das pouquíssimas vezes que joguei foi o Super Mario e Mortal Kombat, mas tenho poucas lembranças disso. Deve ser por isso que hoje em dia não tenho saco pra jogos hahahaha

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. well old is gold dear these games realy amazing,thanks for sharing this lovely post dear..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  12. Eu amaaaaaaaava jogar Mário ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Jogeui muito Sonic na minha infância/adolescência..adorava!!

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. ooooooi, tudo bem?
    MEUDEUS! Super Mário, sonic e mortal kombat fizeram parte da minha infância, haha. Eu jogava tanto! Adorava muito. Deu até uma nostalgia agora.

    Beijos!
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  15. Ownnnn gente ! Morri com esse post !

    Super nostálgico mesmo. Eu amava Mário e todos esses games. <3

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    ResponderExcluir
  16. Joguei muito Alex Kidd e amava um outro game que chama California Games.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  17. Nostalgia mesmo! Só não joguei os dois primeiros. Saudades dessa época, queria ter guardado meus vídeo games! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Amei o post muito!! Quem nunca Mario Bross?!! <3
    Confira nossas últimas publicações em: >>> http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  19. Paulaaaa!
    Meu prinmeiro vídeo game foi um Atari. E depois dele um super Nintendo que eu tenho até hoje e FUNCIONA!
    Os jogos que eu lembro partem do Sonic e do Super Mario que inclusive, a gente passava dias e dias jogando pra varar né?? rs
    Tenho a fita até hoje... meses atrás liguei pra jogar com os pequenos aqui! <3
    Top Gear... como demoramos pra "varar"... e foi uma decepção não ter nada de tão especial no final... rs
    Beijãoo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    ResponderExcluir
  20. Que nostalgia!! Amo Mario, joguei muito. Sonic também é um dos meus favoritos. O primeiro video game que a gente foi ter aqui em casa era um amarelo daqueles que tinha que colocar fita (tipo um fita cassete). O mais legal era trocar fitas como o visinho, ele tinha um monte de jogos bons. Lembro de um que era nosso xodózinho, era de uma menina que ficava montada em um leão e eles tinha que pular umas argolas de fogo. Tinha outros bem legais também, mas me lembro agora!!
    Amei seu post, adoro ver coisas nostalgicas.

    Beijos

    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir